Alente teus sentidos.

  • Home
  • Alente teus sentidos.

O que você vê é afetado pelo que você sabe, pelo que você ouve, pelo que toca, e vice-versa. Isso acontece porque o cérebro é muito complexo e interconectado, e todas as diferentes partes do cérebro integram e compartilham informações adquiridas de qualquer fonte – olhos, ouvidos, tato, memórias, previsões, expectativas, Facebook, etc.

Portanto, o que você saboreia é afetado pelo que você vê; o que você sente é afetado pelo que você pensa; o que você ouve é moldado pelo que você sabe. Frequentemente achamos que a dor está relacionada apenas com “problemas nos tecidos”, mas na verdade outras fontes de informações sobre o estado do corpo também são importantes. Está tudo conectado. (Todd Hargrove).

Esses sintomas geralmente determinam baixa qualidade de vida, o que ocasiona impacto socioeconômico ao indivíduo, tendo em vista que os custos pessoais de tratamento são elevados e muitos, por ela acometidos, tendem a se afastar de funções profissionais até então exercidas. O tratamento ideal requer abordagem multidisciplinar combinando o tratamento farmacológico e o não-farmacológico. Assim muitos indivíduos com fibromialgia utilizam terapias complementares e alternativas além da medicina convencional. Os programas e terapias alternativas que comprovam eficácia na atenuação dos sintomas podem representar solução integrada de baixo custo para o tratamento. O número de revisões sobre terapias complementares para o tratamento da FM está aumentando, os resultados positivos mais consistentes tem sido encontrados em intervenções baseadas em fisioterapia, tai chi, yoga, meditação, imagem guiada e hidroterapia.