Não estou deprimido, só estou com dor!

  • Home
  • Não estou deprimido, só estou com dor!

Quando você vai a uma consulta médica procurando por alívio da dor... mas ao invés de dar a você um tratamento para dor... o médico prescreve uma medicação antidepressiva...isto pode ser confuso ou parecer inapropriado!

Frases como:

“- O médico não entende….eu tenho dor e não depressão!”

“ – Eu sei, minha dor é real. O médico pensa que eu sou depressivo? ”

“ – Eu devo realmente tomar isto? ”

“- Talvez eu preciso de um novo médico! ”

“ - Por que o médico prescreve antidepressivo para dor?

Estas expressões são corriqueiramente usadas, mas talvez o que faltou a você foi informação.

É hora de conhecer um hormônio neurotransmissor a – Serotonina.

Quando alguém está em estado depressivo, alguns medicamentos classificados como inibidores seletivos da receptação da serotonina auxiliam a manter os níveis de serotonina, estes medicamentos são chamados, antidepressivo. Mas, serotonina não é somente regulador de humor. A serotonina também desempenha um papel muito importante no sistema da dor. O seu cérebro usa serotonina para ajustar os volumes das mensagens relacionadas à dor. Se o cérebro não tem serotonina suficiente, mensagens nervosas relacionadas à dor podem ser amplificadas. Assim, algumas medicações antidepressivas são algumas vezes prescritas para o tratamento da dor crônica. Esse é só um exemplo, procure informações quando você não se sente seguro quanto ao seu tratamento.

Na fisioterapia você vai aprender sobre a castrofização da dor, isto gera consequências negativas a sua reabilitação como medo de se lesionar novamente, medo da dor, medo do movimento. É importante não ficarmos focados na experiência de dor, mas encontrar recursos e alternativas para minimiza-la.